São Paulo é uma cidade de múltiplas culturas. Basta andar por seus bairros para perceber que cada um desses espaços respira influencias de diversos povos. Exatamente por isso, São Paulo é a cidade perfeita para quem deseja curtir um passeio cultural, já que a cidade oferece ótimos lugares como, parques, praças, galerias, museus, construções históricas, espaços culturais, eventos, e muito mais.
Então, se você está afim de curtir um passeio cultural em São Paulo para o fim de semana, o TemporadaLivre separou uma lista com 10 dicas para você. Confira:
Passeios culturais em SP
- Museu de Arte de São Paulo - MASP
- Museu de Arte de Contemporânea - MAC
- Pinacoteca do Estado
- Instituto Itaú Cultural
- Farol Santander - Prédio do Banespa
- Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM
- Museu Afro Brasil
- Auditório Ibirapuera
- Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
- Theatro Municipal
Museu de Arte de São Paulo - MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi inaugurado em 1968 e desde então, tem sido um dos mais importantes espaços culturais do país. Além disso, o MASP também é um dos símbolos arquitetônicos mais famosos da capital, por conta de seu espaço, conhecido como vão, de mais de 70 metros. E o mais interessante é que o projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi, que também projetou outras construções importantes de São Paulo, como a Casa de Vidro e o Teatro Oficina.
Atualmente, o museu abriga um importante acervo fixo de obras de arte de diversos artistas latino americanos, além de artistas europeus bastante reconhecidos, como Van Gogh e Rembrandt.
Os ingressos para visitar o MASP podem ser adquiridos de forma online e custam R$ 22, com meia entrada para professores e estudantes. Lembrando que Amigos MASP, pessoas com necessidades especiais e pessoas acima de 60 anos não pagam. Ah, terças e quartas também tem entrada franca para todo o público!
Endereço: AV Paulista, 1578
Museu de Arte Contemporânea - MAC
O Museu de Arte Contemporânea, conhecido como MAC também possui uma arquitetura imponente e bem bonita, tendo sido desenvolvido por ninguém mais, ninguém menos que Oscar Niemeyer.
Tendo sido inaugurado em 1963, o MAC possui um importantíssimo acervo de obras de arte do século XX, incluindo esculturas, pinturas, gravuras e muito mais. Também oferece espaço para exposições sazonais sobre arte contemporânea. E o melhor: a entrada no MAC é franca!
O museu está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, bem pertinho do Parque Ibirapuera.
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, conhecida carinhosamente como Pina possui um acervo especializado em artes visuais do século XIX. É considerado o museu de artes visuais mais antigo de São Paulo, tendo sido inaugurado em 1905, ou seja, já são mais de 115 anos de história, contribuindo para a divulgação da arte na cidade.
A Pinacoteca conta com dois edifícios, a Pina Luz e a Pina Estação. Ambas estão localizadas em prédios históricos. A Pina oferece um acervo fixo, além de diversas exposições de artes sazonais. O valor dos ingressos podem variar de acordo com a exposição, porém para a visitação do acervo a entrada é gratuita.
Pina Luz está localizada na Praça da Luz, e a Pina Estação está localizada no Largo General Osório, 66, na antiga estação.
Instituto Itaú Cultural
O Instituto Itaú Cultural, além de museu é também um espaço de pesquisa cultural brasileiro. O Instituto realiza exposições sobre vida e obra de diversos artistas brasileiros, servindo como uma fonte de pesquisa e produção de conteúdo. Foi criado em 1986 e, desde 1997 com o seu projeto Rumos, estimula a produção artística e intelectual de nosso país, através das mais variadas manifestações de arte.
Também conta com uma exposição permanente, a Coleção Brasiliana, com um acervo de mais de 300 gravuras sobre nossa fauna e flora. Vale lembrar que a entrada ao Itaú Cultural é gratuita.
Está localizado na Avenida Paulista, 149.
Farol Santander - Prédio do Banespa
O antigo Prédio do Banespa, hoje Farol Santander, possui o nome oficial de Edifício Altino Arantes e é um edifício bastante conhecido na cidade, tendo sua construção iniciada em 1939 e finalizada apenas oito anos após, em 1947. Desde 2014 integra o grupo de construções tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.
O prédio, que já sediou o Banco do Estado de São Paulo, hoje atua como um espaço cultural, com salas para exposições, salas de debates e até uma pista de skate. Mas, o que mais atrai visitas ao prédio é o seu mirante, que oferece uma vista linda da cidade de São Paulo.
Está localizado na Rua João Brícola, 24 no centro histórico de São Paulo.
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM
O MAM, assim como várias outras construções de São Paulo, também foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Porém, em 1982 o local foi reformado por Lina Bo Bardi, outra arquiteta super importante da cidade. O MAM foi inaugurado em 1948 e inspirado pela Arte Moderna que estava em voga nas últimas décadas, criou a Bienal Internacional de São Paulo.
Atualmente o MAM é um dos mais importantes museu de arte moderna do país, abrigando acervos de diversos artistas e oferecendo exposições super interessantes.
O valor da entrada para o MAM varia de acordo com a exposição, sendo em torno de R$ 20,00, além de possui algumas exposições com entrada franca.
O MAM está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, em Moema.
Museu Afro Brasil
De grande importância para a preservação histórica e cultural, o Museu Afro Brasil é um dos museus mais jovens de São Paulo, tendo sido inaugurado em 2004. Atualmente, o museu abriga um grande acervo, com mais de 6 mil obras que abordam sobre o negro no Brasil.
Dentre as obras estão esculturas, gravuras, pinturas, além de mobiliários, que em sua maioria retratam a influência afro na construção da sociedade brasileira. Os temas trazidos pelas obras refletem a religião, o trabalho e a escravidão.
O Museu Afro Brasil está localizado no Parque Ibirapuera e tem entrada franca!
Auditório Ibirapuera
Como não poderia ser diferente, o Auditório Ibirapuera também é uma construção idealizada por Oscar Niemeyer e possui suas famosas linhas curvas em seu design. O espaço atua como um centro de apresentações musicais, com shows, danças e música.
O auditório já abrigou diversas apresentações nacionais e internacionais e é um importante anfiteatro de São Paulo.
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil está situado em um antigo prédio histórico de 1901 e que, desde 1923 pertence ao Banco do Brasil. Assim, em 2001 o local passou a sediar o CCBB oferecendo um importante espaço cultural, com salas de exposições, anfiteatro, salas de vídeo, além de um restaurante.
Hoje oferece diversas exposições de artes, incluindo apresentações de dança e música. O valor do ingresso varia de acordo a exposição ou o espetáculo.
Está localizado na rua Álvares Penteado, 112, no centro histórico de São Paulo.
Theatro Municipal
O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do país, além claro, de ser um dos símbolos da cidade. O teatro foi inaugurado em 1911 e possui uma construção imponente, que desde 1981 está tombado como patrimônio histórico.
O Theatro Municipal oferece diversos apresentações de espetáculos, já tendo recebido nomes como Ella Fitzgerald, Enrico Caruso e Villa-Lobos. também é a casa da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, do Balé da Cidade de São Paulo e de vários outros corpos artísticos.
Visite São Paulo
Em São Paulo é possível fazer diversos passeios culturais e esses são apenas alguns exemplos, pois ainda há vários outros museus, galerias e espaços super interessantes para você visitar.
E para aproveitar ainda mais a sua temporada em São Paulo, não esqueça de reservar o seu imóvel de temporada aqui no TemporadaLivre. Nosso portal conta com diversas opções de casas e apartamentos de temporada super confortáveis para você curtir alguns dias em São Paulo.
Acesse temporadalivre.com e confira as opções de aluguel de temporada em São Paulo.