Minas Gerais é um estado cheio de encantos da natureza, sendo que um deles, é a quantidade de cachoeiras que há por lá. É o estado com maior número de cachoeiras do país.
Além da quantidade, elas ainda carregam consigo a qualidade. Em Minas Gerais, ficam duas das cinco maiores cachoeiras do Brasil. Todas com seus encanto e charme específico.
Então hoje vamos apresentar algumas dessas cachoeiras que deixam o estado mineiro ainda mais atrativo.
Leia também: 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
1. Cachoeira do Fundão
A Cachoeira do Fundão está entre as cachoeiras que merecem estaque no estado. Ela fica localizada na Serra da Canastra. O seu acesso não é de tão fácil, mas vale a pena o esforço.
A cachoeira possui 80 metros e é de uma beleza espetacular. Como o acesso até ela não é tão fácil, o local é muito preservado, com as características e aspectos naturais.
Vale a pena encarar as dificuldades para chegar e apreciar a vista de lá. Ela fica em uma propriedade particular, então há uma taxa que deve ser para o dono da propriedade.
2. Cachoeira Casca D’ Anta
Chegamos a uma das maiores cachoeiras do Brasil, a Casca D’Anta possui 186 metros de altura. As águas que correm pela cachoeira, são da nascente do Rio São Francisco e o local é uma das maiores atrações da Serra da Canastra.
Existem dois acessos para apreciar essa beleza da natureza, um deles envolve uma trilha de 1700 metros, pela parte de baixo e o segundo, pela parte de cima, por uma trilha íngreme, com 300 metros de altura.
É importante tomar cuidado pois alguns lugares da cachoeira, não são apropriados para banho devido a força da água.
3. Cachoeira das Irmãs
A Cachoeira das Irmãs fica bem pertinho de Uberlândia, apenas 36 quilômetros da cidade. A sua formação é pelo Rio Ribeirão Bom Jardim e ela possui 42 metros de altura.
O local também é conhecido como Cachoeira das Freiras, isso porque, ela fica aos fundos da chácara do Instituto, onde há o Convento de Freiras de Araguari.
4. Cachoeira Grande
Está não é nem de longe a cachoeira mais alta, sua altura é de 10 metros, mas a sua extensão na horizontal, chega a 50 metros. Trata-se de um dos cartões postais de Minas Gerais, localizada na Serra do Cipó.
A Cachoeira Grande atrai a atenção de diversos turistas que se encantam com a sua força hídrica e história geológica. Não se preocupe com infraestrutura, você encontrará banheiros e restaurantes por lá.
5. Cachoeiras do Canyon
Trata-se de uma formação artificial, que se assemelha com Canyons. O local foi criado para facilitar a formação de energia elétrica da Usina Hidrelétrica de Furnas.
O acesso é através de passeios de escunas, que levam os turistas até lá. São 50 metros de altura que deixam os viajantes encantados. A cachoeira fica em Capitólio.
Leia também: Capitólio, o paraíso em Minas Gerais
6. Cachoeira Rabo de Cavalo
A Cachoeira do Rabo de Cavalo fica na capital do ecoturismo de Minas Gerais, cidade de Conceição do Mato Dentro.
O acesso é por uma trilha de aproximadamente uma hora. Ao chegar até a cachoeira, é possível ver uma queda d’água de 170 metros de altura e um poço de 6 metros de profundidade. Então só arrisque um mergulho, caso realmente saiba nadar e esteja utilizando colete salva vidas.
7. Cachoeira do Tabuleiro
Esta é a maior cachoeira do estado de Minas Gerais, com 273 metros de altura. Ela também está entre as maiores do Brasil, ficando em terceiro lugar.
Ela fica na Serra do Espinhaço e para visitação, é cobrada uma taxa. Há dois acessos, um pela parte de baixo, que exige uma caminhada de 3,5 quilômetros e o segundo, pela parte de cima, com uma caminhada mais pesada, que dura 3 horas e 30 minutos.
8. Cachoeira do Crioulo
Localizada na região de Diamantina, é uma ótima opção para quem busca uma prainha de água doce.
A queda d’água é pequena, com apenas 30 metros de altura e pouco volume de água. Tudo isso, misturado a uma areia branquinha, tornam o lugar, um atrativo para banhistas.
Mas o acesso até a Cachoeira do Crioulo não é tão simples, é necessário percorrer uma trilha de 6,5 quilômetros, que dura aproximadamente 4 horas de caminhada.
Leia ainda: 4 cidades históricas em Minas Gerais para você conhecer
9. Cachoeira das Borboletas
O lugar é fabuloso e faz jus ao nome, é comum encontrar borboletas sobrevoando a região. Outro detalhe que encanta é que a água por lá, é cristalina.
A cachoeira possui apenas 5 metros de queda d’água, então é um lugar tranquilo e ideal para relaxar enquanto se contempla as belezas naturais. Ela fica em São Thomé das Letras e o acesso é tranquilo, não exige muito preparo físico.
10. Cachoeira do Patrocínio Amaro
Uma cachoeira ideal para o banho, já que o poço é raso e com águas cristalinas. Mesmo assim, a queda d’água é grande, com 50 metros.
O lugar possui infraestrutura para receber turistas, sendo que há área de camping, bares e restaurantes. Ótima opção para passear com a família e curtir o contato com a natureza. Ela fica localizada a 16 km de Ipoema, é de fácil acesso, por estrada de terra e é necessário pagar uma taxa para visitação.
Onde se hospedar
Agora que você conheceu estas cachoeiras incríveis de Minas Gerais, acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e reserve sua hospedagem com conforto e segurança.
Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você!
Leia mais: 10 pontos turísticos em Monte Verde que vão te surpreender