Essa histórica e paradisíaca cidade fica localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 260 km da capital. A cidade é cortada pela rodovia Rio-Santos BR-101, que é o principal meio de acesso vindo do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo.
A cidade, é muito escolhida por turistas, e quando você visita pela primeira vez descobre o porquê e acaba se tornando um dos muitos turistas que querem retornar. Porque apesar de ser uma cidade histórica, contempla um paraíso tropical, sendo cercada por ilhas, o que deixa qualquer viajante apaixonado.
O que você provavelmente já ouviu falar sobre Paraty, são sobre suas ruas de pedras e casas coloridas, o que faz com que o centro histórico de Paraty nos encante desde o primeiro momento. Mas ao andar pelo centro de Paraty, procure usar calçados mais confortáveis, pois assim, passear pelas ruas se torna prazeroso e um belíssimo cenário para suas fotos.
Além disso, você vai se deslumbrar com a beleza do casario colonial, dos barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu ou no cais, das lojas e dos ateliês de arte, tudo isso no Centro Histórico. O Centro da cidade também é conhecido por ser palco do evento Flip que é bem visitado pelos amantes da literatura, e tão concorrido que é preciso reservar seus ingressos com pelo o menos 6 meses de antecedência.
Outro ponto interessante e que faz com que as pessoas se desconectem mais, para viver o que há de mais importante nas férias em Paraty é que o sinal de internet por lá costuma ser ruim, tanto o 3G como os sinal de redes wi-fi, isso dá-se a falta de cabeamento moderno e de relevo na cidade. Mas é uma ótima pedida para descansar profundamente, desligando-se das redes sociais e fazendo um detox do mundo virtual.
Apesar de contar com tempos chuvosos também durante o verão, Paraty nunca deixa de ser um destino desejado e a chuva não atrapalha os viajantes a aproveitarem o que de melhor, a cidade tem a oferecer.
EXPLORE O CENTRO HISTÓRICO
Mas por onde começar a explorar as belezas de Paraty? Recomendamos começar a explorar pelo Centro Histórico, que além de contar toda a trajetória histórica da cidade é também ponto de partida para passeios marítimos às praias mais distantes e ilhas da região.
Você pode começar conhecendo a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, aquela famosa igrejinha que você vai ver nas fotos de cartões postais e imãs de Paraty. Outra dica é, que de algumas distâncias como da Marina de Paraty, é possível ver de longe a Igreja Matriz iluminada, e o visual a noite, então? É de tirar o fôlego!
A Casa da Cultura deve ser o seu segundo destino, ao explorar o Centro Histórico. Depois, aproveite para conhecer os ateliês, como o Armazém Paraty, que vende artesanato indígena e o ateliê Marisa Bidone, aonde são feitas e lapidados joias e bijuterias.
E claro, não deixe de entrar nas lojinhas de souvenirs e comprar sua lembrancinha de Paraty. Você provavelmente vai se encantar com as lojas de artesanatos da cidade e com a variedade de opções, além das lojas de cachaças artesanais.
Leia mais em: O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro?
EXPLORE AS ILHAS
Partindo do Centro Histórico, você pode começar a se aventurar em explorar as Ilhas de Paraty; a maioria dos passeios as Ilhas ao redor é feito por passeios de escunas ou barcos, de moradores experientes e bem conhecidos na região. Por isso e para sua segurança, não deixe de investir nesses passeios e aproveite para usufruir com quem entende bem da Ilha.
Para começar, uma das mais famosas é a Ilha do Araújo, onde você vai se deparar com o cotidiano legítimo dos caiçaras e aonde é feito um peixe na folha de bananeira, que deixar qualquer um com água na boca e cheio de apetite.
A segunda recomendação, é para você conhecer a Ilha dos Cocos que é perfeita para um mergulho livres e possui água cristalinas, que deixa qualquer um de queixo caído.
Ainda é possível reservar de 1 a 2 dias, para conhecer Trindade aonde você pode encontrar uma galera mais alternativa e hoots e praias quase desertas como Cachadaço e Antiguinhos.
Mas Paraty não se resume a ser uma cidade histórica e rodeada de Ilhas, Paraty possui também cachoeiras incríveis rodeadas e trilhas que também possuem um cenário histórico por terem sido construídas por escravos, nos séculos 18 e 19. Você vai encontrar essas cachoeiras, do lado serrano da cidade e na estrada de Cunha, no retorno para Rio-Santos.
Entre as cachoeiras mais conhecidas estão: Cachoeira da Pedra Branca, Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan.
Fique atento aos nossos próximos blogs, pois traremos conteúdos exclusivos contando mais sobre essas cachoeiras. Leia também:
- Motivos para passar as férias em Paraty, no Rio de Janeiro
- Saiba onde comer em Paraty - RJ!
- Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco
ONDE SE HOSPEDAR EM PARATY
Agora que você já conhece mais sobre Paraty e está pronto para começar a explorar a cidade, você deve estar se questionando quais são os melhores lugares para se hospedar por lá, não é mesmo?
Não se preocupe, o TemporadaLivre reservou os melhores imóveis para você aproveitar a sua estadia na cidade com muito conforto e segurança!
Os imóveis de temporada, além de serem uma opção mais em conta te trazem a opção de ter mais liberdade e poder aproveitar até mesmo a piscina num dia de sol, depois de explorar as lindas Ilhas ao redor de Paraty.
Acesse então o www.temporadalivre.com e confira as melhores opções de estadia para suas férias!