Uma das melhores razões para conhecer o Uruguai é aquela que diz o seguinte: “o Uruguai é um país de todos”. E é isso mesmo, sem exageros. Apesar de pequeno, o país tem o coração enorme, sendo um destino ideal para pessoas de todas as idades.
No caso dos brasileiros, então, não poderia ser melhor. A fronteira com o Rio Grande do Sul facilita a viagem - naturalmente mais barata do que outros trajetos pela América do Sul, como a Argentina, por exemplo. Além disso, a comida, a hospitalidade dos uruguaios e as paisagens não deixam a desejar.
Dessa forma, fica até fácil encontrar razões para conhecer o Uruguai, não é? Mesmo assim, separamos 6 motivos para você que ainda não está convencido.
6 razões para conhecer o Uruguai
Pode-se dizer que o Uruguai é um país exemplar. Com um histórico de pioneirismo em direitos civis e democracia política, ele também surpreende pelas paisagens e organização dos espaços públicos, além de respirar cultura. Quer mais razões para conhecer o Uruguai? Nós te ajudamos!
1. Caminhar a pé por Montevidéu
Montevidéu é uma caixinha de surpresas. A cidade, sem dúvidas, é o principal motivo para conhecer o Uruguai, pois reúne um pouquinho de tudo que há de melhor no país. Além disso, a Montevidéu é segura e tem uma geografia propícia para longas caminhadas a pé.
Tem algo melhor? Durante o dia, experimente passear pelo centro histórico de Montevidéu e contemplar algumas das clássicas construções que embelezam a capital. O palácio Salvo, o teatro Sólis e o palácio Estévez são alguns dos prédios antigos que merecem a sua visita.
Durante a noite, o centro da cidade ganha vida nova com diferentes opções de bares, casas noturnas e restaurantes para você aproveitar o que tem de melhor na noite uruguaia.
2. Ver o pôr-do-sol em Casapueblo
A Casapueblo é um lugar especial. Criada pelo artista plástico Carlos Páez Vilaró, que usava o local como sua antiga casa de verão, atualmente é um hotel e galeria de arte localizado à beira-mar de Punta Ballena, próximo à Punta del Este (a 130 quilômetros da capital Montevidéu).
O lugar foi projetado por Vilaró de forma que o pôr-do-sol fosse contemplado da melhor forma. Todos os dias, aos finais da tarde, um poema do artista, já falecido, é transmitido pelas caixas de som do local, em uma celebração que se despede do dia que passou e saúda a noite que está começando. É imperdível!
3. Curtir o mar de Punta del Este
Com um dos litorais mais famosos da América Latina, Punta del Este é mais um bom motivo para conhecer o Uruguai. A cidade é famosa pelos prédios e carros de luxo, especialmente na orla.
Porém, você não precisa de tudo isso para aproveitar o melhor do litoral. Com uma larga faixa de areia e mar, Punta del Este recebe turistas do mundo inteiro que procuram, especialmente, as praias Brava e Mansa - as mais famosas do local.
Você ainda pode usufruir a viagem para conhecer pontos do litoral uruguaio ao norte de Punta del Este, como La Paloma e Punta del Diablo.
4. Aproveitar a deliciosa culinária típica do Uruguai
A gastronomia do Uruguai é repleta de sabores e aromas. Não deixe o país sem experimentar as carnes, reconhecidas mundialmente pela qualidade da produção e dos cortes. Nos mercados de Montevidéu, é possível experimentar diferentes comidas típicas.
Entre as principais, sugerimos: Parillas: porções de carne, frango, diferentes tipos de linguiças e miúdos assados na churrasqueira com pimentões, servidos com batatas assadas ou em purê; Chivitos: sanduíches preparados com carne (filé bovino, na maioria das vezes) e acompanhamentos, como o jamón uruguaio, pancetta, queijo mussarela e ovo cozido com maionese.
Por fim, não vá embora sem experimentar os vinhos do país, reconhecidos mundialmente pela qualidade das vinícolas uruguaias.
5. Passear por Cabo Polonio
Uma das regiões mais remotas do Uruguai, Cabo Polonio também é das mais belas paisagens uruguaias - além de ser, por si só, uma excelente razão para conhecer o Uruguai.
Localizada no Departamento da Rocha, a 250 quilômetros da capital Montevidéu, Cabo Polonio fica no meio de uma reserva ambiental, à beira-mar.
O lugar é uma vila de pescadores e, até pouco tempo, ainda não tinha energia elétrica. Não se esqueça de visitar o farol, considerado um dos mais bonitos do Uruguai. Prepare-se, ainda, para um encontro com os muitos lobos marinhos que habitam a praia.
6. Apaixonar-se por Colonia del Sacramento
Localizada a apenas duas horas de Montevidéu (ou 180 quilômetros), a Colonia del Sacramento é mais uma das boas razões para conhecer o Uruguai. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e, todos os anos, recebe milhares de turistas curiosos para conferir de perto toda a sua beleza histórica.
Aliás, história é o que não falta em Colonia del Sacramento. A cidade foi motivo de uma intensa disputa entre Portugal, que a fundou, e a Espanha. O choque cultural pode ser visto especialmente no centro histórico, carregado de referências dos dois países.
Conheça o TemporadaLivre
Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil.
Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.
Veja mais:
- Punta del Este: a cidade mais visitada do Uruguai
- O que levar em uma viagem internacional? Confira dicas
- Vai fazer uma viagem internacional? Confira 7 dicas para economizar!