Nos seus mais de 460 anos de existência, São Paulo cresceu em importância, perante o Brasil e o mundo. Agora, a cidade não é apenas gigante por sua própria natureza, mas notável também em cultura e diversidade. Nordestinos, Italianos, africanos e japoneses foram alguns dos povos que fizeram a cidade ser como é hoje. E essa mistura de culinárias, artes e formas de viver que leva os turistas a fazer o aluguel de temporada em São Paulo.
Bairros para conhecer
Se você quiser mergulhar na essência paulistana, conheça os bairros que marcaram a história. A maioria deles ainda preserva muito do que foram um dia:
Ipiranga
Localizado entre o centro da cidade e o caminho que leva à Baixada Santista, o Ipiranga foi destaque em 1822. Mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I e sua caravana passavam por ali, quando o príncipe regente proclamou a independência do Brasil de Portugal. “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas...”, nesse primeiro verso do hino nacional o bairro aparece. Atualmente, milhares de pessoas visitam o Parque da Independência, onde esse evento histórico aconteceu. Ali, os visitantes podem passear, andar de bicicleta e conhecer o museu construído em 1895.
Brás
O Brás se formou ao redor da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no século XVIII. A região se tornou um bairro importante, porém, no fim do século XIX, quando diversas indústrias italianas foram construídas ali. Uma seca que aconteceu no Nordeste fez diversas pessoas se deslocarem para o Sudeste, encontrando lugar no bairro italiano. A mistura das duas culturas pode ser vista hoje: alguns prédios remontam os tempos que os europeus moravam ali e o comércio é tipicamente nordestino.
Higienópolis
A região que hoje é o bairro Higienópolis fazia parte da Sesmaria do Pacaembu, um loteamento doado pelo rei aos jesuítas, no século XVI. Aos poucos os lotes foram sendo comprados pela elite paulistana. Entre os moradores haviam, principalmente, fazendeiros e comerciantes estrangeiros. As mansões construídas no bairro se inspiravam na arquitetura francesa, e a intenção dos seus donos era viver uma vida europeia, no coração da cidade. A maior inovação de Higienópolis foi ter sido o primeiro a garantir o fornecimento de água e sistema de saneamento básico.
Bexiga
O bairro do Bexiga é popularmente conhecido pela forte influência italiana. Restaurantes e casas ainda contam hoje a imigração em massa que a região sofreu na virada do século XIX para o XX. Mas outro povo ajudou a construir a história do bairro. Na época da escravidão, os negros se refugiaram no Bexiga. E foi graças a eles que o samba ganhou destaque na região. Em 1930, foi criada a Escola de Samba Vai-Vai, que hoje é uma das mais tradicionais do carnaval.